Rafaela Cardoso's profile

As nossas canções




As canções que nos movem 
                                                                                                               Por Rafaela Cardoso

Não sei se a vida de vocês também é assim, mas a minha é movida à música. Tudo o que faço, tem uma melodia. E nada mais cheio de ritmo, de sons, que um bom filme, seja ele um romance, uma comédia, um drama, as músicas sempre enaltecem o momento...
Pausa. Uma música entra antes do grande momento do filme e um suspense se cria. Num olhar, a voz rouca do cantor traz a sensação de que um clima de amor está aparecendo. Ah, as músicas têm tantos significados e deixam tantos sentimentos, são elas que dão o toque final de emoção de uma cena.
Às vezes, me lembro do filme por sua música. Sempre me encanto com a trilha sonora de tudo. E guardo desde as canções instrumentais até as cantadas. Confesso que me acontece de estar andando na rua e andar como se tivesse meu próprio fundo musical e ele acompanha meu estado de espírito e humor. Se estou mais feliz, me sinto num musical, tipo “La La Land”, se estou triste, me vem na cabeça, aquelas cenas bem emocionantes, com aquelas músicas que só de lembrar, já enchem os olhos e me sinto num “P.S. Eu te amo”. Eu sei, pode ser meio exagerado, mas como já disse, cada passinho meu, tem música, mesmo que ela esteja tocando só nos meus pensamentos.
Eu duvido, com todas as letras, que você não saiba cantarolar pelo menos, uma musiquinha da Disney.... Como não conhecer um “Isso é viver, é aprender, hakuna matata”? E a cena de “Tarzan”, quando ele ainda bebê é encontrado pela Kala, que canta para ele, nessa eu volto a ser criança, com certeza. E para os mais crescidinhos, não dá para lembrar de O Guarda-Costas e não vir à mente, a maravilhosa Whitney Houston, com seu vozeirão inconfundível.
Ah, e não posso me esquecer dos filmes de amor. Me perdoem os não românticos, e peguem os seus lencinhos, aqueles que só de imaginar um “Como eu era antes de você”, já está todo emocionado. E lembro desse filme, porque fui ao cinema, já conformada do quanto eu iria chorar e, claro, não errei e se eu assistir esse filme de novo (como já assisti umas 19 vezes), eu vou ficar com a voz embargada com a cena final (para quem ainda não assistiu, pegue um travesseiro fofo, sente no sofá e assista. O travesseiro fofo é para abraçar mesmo).
“A Lista de Schindler”, “Titanic”, “Cidade dos Anjos”, poderíamos passar muito tempo lembrando de tantas histórias e tantos sons, canções.
O cinema é um mundo mágico, ele nos transporta para outras vidas, lugares, nos faz viver emoções tão intensas que, por uma hora e meia ou duas, esquecemos dos problemas, dos nossos medos e nos deixamos levar. E a música só aconchega mais essa viagem.
E você, qual a sua trilha sonora? Qual o filme da sua vida?
As nossas canções
Published:

As nossas canções

Published: